2020 Ano de consagração da Lucente Agropecuária

Com várias conquistas em exposições da raça Nelore, o criatório mostra que com um trabalho criterioso de seleção, genética de ponta, planejamento e trabalho em equipe é possível alcançar excelentes resultados no concorrido mercado pecuário

umo aos 20 anos de seleção da raça Nelore, data que será comemorada em 2021, a Lucente Agropecuária está finalizando 2020 com excelência. Nas pistas, o criatório conquistou várias premiações, culminando com a classificação de terceiro Melhor Criador, Expositor e Supremo da Expoinel Nacional 2020. A série de vitórias continuou em competições ocorridas após a Nacional da raça, tais como as Exposições de Ituverava, Uberlândia e recentemente em Goiânia, colocando o criatório entre as melhores marcas em pista do país na atualidade.

Sob o comando dos irmãos Cássio e Eduardo Lucente, a Lucente Agropecuária soube acompanhar a evolução da raça Nelore e do setor pecuário nas duas últimas décadas. De uma pequena gleba no Tocantins, adquirida em 1993 pelo pai, o saudoso senhor Francisco Lucente, onde desenvolviam pecuária comercial, o projeto foi ampliado, sendo atualmente ancorado em três pilares: genética, pista e produção de carne.

Os investimentos para formação de um plantel superior ocorreram para atender a demanda interna crescente da fazenda por touros melhoradores. Em 2000, decidiram comprar um lote de matrizes para produzir seus próprios reprodutores e, para isso, buscaram uma genética já consagrada no Brasil. As primeiras 100 fêmeas adquiridas foram oriundas da fazenda Brumado, negociadas por Eduardo Lucente diretamente com o saudoso pecuarista Rubico de Carvalho.

Com os resultados alcançados nos primeiros anos de investimento, os irmãos Lucente passaram a comprar animais em tradicionais leilões da raça Nelore e a multiplicar essa genética adquirida, o que contribuiu para a atual consolidação da marca. Hoje, são promotores de importantes remates, como Noite dos Campões, dentre outros leilões. A seleção Lucente figura no hall dos mais importantes projetos pecuários do país.

A expansão do plantel levou a família a adquirir outras propriedades no Tocantins e em São Paulo. No estado tocantinense, em Gurupi, são duas grandes áreas de 25 mil hectares no total. Já no estado paulista, as unidades estão divididas nas cidades de Ibitiúva, Barretos, Colômbia e Paulo de Faria. Além da pecuária, eles também fornecem para usinas do estado. A lavoura conta com 2.500 hectares de cana de açúcar plantados.

O rebanho elite está sediado em Ibitiúva. Já a produção e o plantel de matrizes, com cerca de 80 jovens e consagradas doadoras, ficam em Barretos. Em Paulo de Faria e no Tocantins é desenvolvida a pecuária extensiva, com aproximadamente 1500 matrizes PO para produção de touro PO e o gado comercial.

O criatório tem seu rebanho avaliado pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Nos últimos cinco anos, o projeto vem sendo direcionado para intensificar o trabalho de seleção das doadoras de marca própria, aproveitando assim todo potencial genético do rebanho da Lucente Agropecuária. Para isso, a meta atual é produzir 600 prenhezes/ano, por meio da FIV.

Os resultados dessa seleção vêm aparecendo nas exposições disputadas. Nos primeiros dois anos do projeto, conseguiram fazer a campeã Nacional, Ermida FIV LUC, que é filha do Kayak em matriz Sabiá. A fêmea foi comercializada no leilão Raça Forte, sendo adquirida pela Rima Agropecuária. A partir daí, outros destaques foram surgindo, como o Campeão Nacional, Barão FIV LUC, Mercedes FIV LUC, Domitila FIV LUC, Leide FIV LUC e Rubi FIV LUC. “O grande atributo desses últimos resultados é a dedicação. Com a liderança do Vinicius Lucente, que é filho do Cássio Lucente, e está focado fielmente ao projeto pecuário, reestruturamos toda a equipe e estamos com um time muito qualificado desde o escritório, com a Fabiana, ao Fernando, que é responsável pelo manejo do gado de pista, juntamente com sua equipe. Eu, com as minhas visitas mensais, venho trabalhando os acasalamentos e o planejamento comercial”, conta Ademir Jovanini, assessor pecuário que presta serviços para a Lucente Agropecuária.

Segundo ele, o trabalho vem permitindo a identificação de diversas doadoras dentro do próprio plantel. Uma delas é Domitila FIV LUC, que é uma matriz que vem se comprovando cada dia mais, super provada em fertilidade e que imprime qualidade nas progênies. Com a intensificação na produção da Domitila, o criatório começou a produzir grandes indivíduos de destaque em pista e recordistas de comercialização.

Outro destaque no time de doadoras é Unasta FIV de Garça, filha do Big Ben na Hasta TE, irmã da Hamina da MV, sendo uma das principais matrizes da Lucente Agropecuária. Entre suas filhas, destaca-se Mercedes FIV LUC, recorde de comercialização no leilão Noite dos Campeões 2019, e Leide FIV LUC, um dos grandes destaques do Noite dos Campeões 2020.

Também compõe com destaque a seleção Lucente a doadora Fathina TE Port, que é uma sociedade com a família Gibertoni. Ela é mãe de Grandes Campeãs Nacionais como a Lawa 3, Fathina Machadinho, Julieta Cartago, entre outras.

Sempre apostando em inovações para alcançar o avanço genético do rebanho, a Lucente Agropecuária é pioneira no uso da clonagem. Em 2009, clonaram a doadora Flor de Liz, que foi o primeiro grande destaque do criatório e conquistou o título de Grande Campeã no estado de Goiás. Ela é mãe do Grande Campeão Nacional, Flox TE da HP. “Tivemos a felicidade de sermos proprietários da Flor de Liz, matriz que nos rendeu bons frutos e retorno financeiro de mais de R$4 milhões”, diz Vinicius Lucente. Apaixonado pelo Nelore, ele sempre acompanhou seu pai em todos os negócios da agropecuária desde o início. Antes de assumir o criatório, atuou na administração da empresa metalúrgica CCM, que pertence à família.

Mais conquistas nas pistas

A cada ano, o número de conquistas da Lucente Agropecuária nas exposições vem crescendo. Em 2016, o criatório fez seu primeiro Campeão Nacional Touro Jovem na Expoinel, com o Barão FIV LUC. 

Na ExpoZebu 2018, levaram o título de Campeã Nacional Bezerra Jovem com a Ermida FIV LUC, que hoje é uma parceria da Lucente Agropecuária a Rima Agropecuária. 

E em 2019, o primeiro Grande Campeão Nacional com o Roque FIV Giber. 

Aliás, 2020 está sendo um grande ano para a Lucente Agropecuária. Já na primeira exposição do ano, a Expoinel Mineira, os resultados já foram satisfatórios. Em Angra, fizeram o Grande Campeão com o Roque FIV Giber, ele foi também Grande Campeão Nacional da Expoinel e também Grande Campeão nas exposições de Ituverava, Uberlândia e Goiânia.

Ainda na Expoinel Nacional foram conquistadas as premiações de Campeã Novilha Menor, com a Antonela FIV LUC; Campeã Fêmea Jovem, com Elegance FIV LUC; Campeã Novilha Menor com a Greta FIV LUC; Reservada Campeã Novilha Menor com a Leide FIV LUC, Campeã Bezerra Jovem com a Tequila FIV LUC; Campeã Novilha Maior foi a Bonita FIV LUC; Campeão Bezerro Jovem com o Moscou FIV LUC; Campeã Fêmea Adulta com a Zara FIV LUC, e finalizando as premiações com o conjunto Campeão Progênie Jovem de pai com os filhos do Kayak. 

Já em Ituverava, fizeram a dobradinha no Grande Campeonato com o Roque FIV Giber e a Reservada Grande Campeã com a Rubi FIV LUC, ela que acabara de completar 11 meses de idade, filha da Domitila FIV LUC. “Domitila é a paixão dos criadores, por ser crioula nascida e criada na Lucente Agropecuária. Por tudo que ela representa até ganhou um piquete especial logo na entrada da fazenda. Ela é a prova de que investir em genética de grandes matriarcas é extremamente necessário e importante.

Acreditamos ser esse o segredo do caminho mais curto para conquistar ótimos resultados”, assegura Ademir Jovanini. Domitila hoje está com 10 anos e é uma doadora muito fértil. Na última aspiração produziu 66 oócitos viáveis com 24 embriões transferidos.

Projeto de ILP traz bons resultados

A agricultura é mais um ramo do agro que os Lucente incorporaram aos negócios. Há três anos deram início ao plantio de soja, trabalhando em sistema de Integração Lavoura/Pecuária no Tocantins. A cria de bezerros divide espaço com grãos, apresentando excelentes resultados. Tudo isso sem abrir mão da preservação das reservas florestais existentes nas propriedades. “Com tantas atividades paralelas, é essencial ter uma equipe de alto nível, alinhada e com foco nos resultados”, dizem os irmãos Lucente. 

No projeto extensivo realizado em Gurupi a marca se destaca como grande fornecedora de touros na região, oferecendo ao mercado reprodutores com avaliação genética, biotipo ideal para produção de carne. Trata-se de um projeto completo que desenvolvem no local, indo desde a seleção de genética ao rebanho comercial, garantindo um abate dos animais aos 24 meses, com média de 20@.

Com tantas vertentes no negócio, a família Lucente trabalha unida e com a participação de várias gerações. Os irmãos Rodrigo e Mariana, também filhos de Cássio, atuam nas empresas do grupo. Já a terceira geração, apesar de muito jovem, já sinaliza uma paixão pelo agro. Francisco, filho de Vinicius e Paula, de apenas 3 anos, é um apaixonado por animais, quer estar sempre na fazenda acompanhando seu pai sempre que possível na vistoria dos animais. A expectativa é de que o irmãozinho Bernardo também siga os mesmos passos, quando tiver mais idade.

Pelo lado de Eduardo Lucente, que comanda o projeto do Tocantins mais de perto, os dois filhos Alexandre e Maria Eduarda também trabalham nas empresas do grupo Lucente junto ao pai.

“O Nelore nos proporciona relacionamentos importantes. Hoje temos muitas amizades que a raça nos deu em todo o Brasil. Para o 18° leilão virtual da Lucente Agropecuária que iremos realizar em 2021 faremos uma edição especial para comemorar os 20 anos da nossa seleção. Um trabalho desenvolvido em família, com muita dedicação e amor, e que merece ser celebrado”, finaliza Vinicius Lucente.

Para as comemorações dos 20 anos, o criatório decidiu inovar sua marca, trazendo uma nova configuração que homenageia todos os membros da família, que vêm trabalhando unidos e incansavelmente pelo avanço do negócio. Dentro desse novo posicionamento da marca, o criatório adotou o nome Lucente Agropecuária.

Rolar para cima