As novidades do Nelore

Segundo o atual presidente, algumas mudanças na realização de eventos foram necessárias diante do atual cenário

Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) está repleta de novidades É o que afirma o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, em entrevista exclusiva para a Revista Pecuária Brasil. Entre as novidades está a retomada das exposições presenciais, como a Expoinel 2020.
A maior exposição das raças Nelore e Nelore Mocho do País completa 49 edições e esse ano deve reunir cerca de 400 animais entre os dias 14 e 20 de setembro, na Fazenda Paraíso, em Vila Velha (ES). O evento, que encerra o Ranking Nacional, realizado pela ACNB, tem o apoio da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Fertilizantes Heringer, Tortuga e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
O local foi escolhido após várias discussões envolvendo criadores e a diretoria da ACNB. De acordo com Nabih, diante do atual cenário, foi pensado em cancelar a exposição diante das restrições enquanto a realização de eventos presenciais em Uberaba, local onde a exposição é realizada ano a ano.
Segundo o presidente, não seria justo com quem investiu nas outras exposições ranqueadas, como a Expoinel Mineira – realizada em Uberaba; a de São José do Rio Preto, a de Goiânia e Mangaratiba. Ao todo foram realizadas quatro exposições para o Nelore e duas para o Nelore Mocho. “Realizamos várias reuniões para decidir se iríamos cancelar ou não. Mas pensamos: se eles investiram e se esforçaram para estarem presentes, por que cancelar se temos algumas opções”, declarou Nabih.
O presidente afirma que esse é um momento em que precisa haver união em prol da raça, de maneira geral. “Precisávamos nos adaptar a essa nova realidade, até mesmo porque a pecuária não pode parar.” Tentamos de várias maneiras manter o evento em Uberaba, inclusive nos reunimos virtualmente com os presidentes de outras associações zebuínas, tendo em vista que com o cancelamento da ExpoZebu poderíamos unir todas as entidades, junto na Expoinel, como já acontece com o Brahman, o Gir Leiteiro e o Guzerá Centro Sul. Algumas já tinham manifestado interesse, porém, diante da realidade de Uberaba, foi preciso suspender os planos. Recebemos, a partir de então, o convite para realizar a nossa nacional em Brasília e mais uma vez não deu certo. Depois, tudo estava sinalizando para São José do Rio Preto, mas não havia certeza se até na data prevista para a exposição seria possível a liberação de eventos presenciais. Foi quando a organização da Exponel Capixaba nos fez o convite já com a certeza da realização da exposição deles. Não teria restrições, era comunicar e ir”, explica o presidente.
Os julgamentos terão transmissão ao vivo durante toda a exposição pelo Facebook e Instagram da ACNB, e também pelo Lance Rural. Já os Grandes Campeonatos, serão transmitidos pelo Canal do Criador.
A ACNB informa que as inscrições permanecem abertas. “A Expoinel é de participação obrigatória para os criadores e competidores que disputam os campeonatos do Ranking Nacional. A mostra encerra o calendário do Ranking Nacional Nelore e Nelore Mocho 2019/2020, sendo determinante para a definição dos Melhores Criadores, Expositores e Animais da raça”, reforça Nabih.
O presidente da ACNB também destaca a segurança do local devido à pandemia do novo coronavírus. “A Fazenda Paraíso, onde ocorrerá a Expoinel, é uma propriedade privada, fora do perímetro urbano. Somente terão acesso ao local os tratadores e apresentadores responsáveis pelos animais, jurados e equipe organizadora sem presença de público e serão tomadas todas as medidas exigidas”, diz.
As avaliações dos animais Nelores e Nelore Mocho ficarão a cargo do jurado Ricardo Gomes de Lima.

Circuito Nelore de Qualidade

Promovido pela ACNB, o evento completou 20 anos de existência e os números impactam. Já foram avaliados mais de 143 mil animais, em 12 estados do país (AC, BA, ES, GO, MG, MS. MT, PA, PR, RO, SP e TO). Estava programado para este ano, que a ACNB, juntamente com suas Associações Regionais Conveniadas, os Frigoríficos Friboi e Frisa, e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, assumiram a meta audaciosa de realizar cerca de 40 etapas, avaliando em torno de 25 mil animais no ano. O que está sendo cumprido mesmo diante da mudança do cenário em virtude da Covid-19. 

De forma descontraída, o presidente Nabih contou que “nunca se trabalhou tanto na associação como nos últimos tempos. Estamos de Home Office, uma realidade comum de muitas empresas e é justamente nesse período que precisamos sair da zona de conforto. Temos projetos audaciosos, um deles foi saltar de 26 para 40 etapas do Circuito Nelore de Qualidade. Mas como faríamos isso com essas restrições recomendadas? Chegamos ao ponto que a Friboi manifestou suspender as etapas por não ter condições de acompanhar os processos. Outra pergunta foi feita: Como um técnico da ACNB poderia acompanhar os abates que são feitos um a cada semana? Precisaríamos pensar para mudar essa história”, declarou. 

Foi ai, segundo Nabih, que em conjunto com todos os envolvidos seria idealizado o novo formato do circuito. Agora com câmeras dentro do setor de abate em ângulos diferentes focando os animais em todas as angulações, com imagens perfeitas sendo possível a avaliação precisa do abate técnico. 

“Um técnico fica exclusivamente dentro da Friboi que é a unidade que faz avaliação dos animais. Por meio das imagens é possível avaliar todo o processo. Toda a diretoria e os pecuaristas participantes também acompanham o processo. Ou seja, do Oiapoque ao Chuí, do Brasil ou Japão, é possível acompanhar o processo. Além do mais, durante as transmissões discutimos outros assuntos como tipo de nutrição usada, qual a genética do animal, qual foi a suplementação usada nos últimos 90 dias de confinamento, quais são os lotes de castrados, e por ai vai. Tudo respondido em tempo real, conforme a dúvida do participante. Muito mais gente participando da prova, bem mais confiabilidade do circuito”declarou o presidente.  

 
Rolar para cima