Características de carcaça e
suas ferramentas de avaliação

Genética

 oda seleção de raça pura compreende diversos quesitos e diferentes critérios para se atingir objetivos, especialmente quando se procura eficiência em sistemas de produção como um todo. A preservação do aspecto racial, características funcionais ligadas a reprodução e aprumos, dentre outras, estão ligadas diretamente a essa seleção. Porém, ferramentas de avaliação de carcaça e características medidas por essas ferramentas, têm tido um grande impacto na seleção de indivíduos puros e consequentemente um aumento na produtividade de rebanhos na raça Nelore tanto PO quanto comerciais.

 A ultrassonografia de carcaça através de características como Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Ratio e outras, estão sendo bem utilizadas, não apenas como estratégias de mercado, mas também, aplicadas na prática, proporcionando aumento de produtividade de rebanhos comerciais por meio da utilização de reprodutores comprovadamente positivos para essas características. Entre os exemplos está a AOL. Essa característica tem uma relação fortíssima com rendimento de carcaça no abate e a EGS com acabamento de carcaça, característica extremamente desejável pela indústria frigorífica. Além de ter impacto sobre a precocidade sexual de novilhas.

Outra ferramenta de muita utilidade prática em características de produtividade no “gancho” está a direcionada aos abates técnicos. Associações como a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), têm realizado importantes trabalhos no sentido de avaliar animais da raça Nelore promovendo concursos e provas de abates técnicos. Fomentando assim, a raça e comprovando sua capacidade produtiva.

Ainda que um pequeno número de criadores particulares já tenha realizados abates técnicos, os resultados de tais iniciativas já se mostram na prática das seleções PO e em rebanhos comerciais. Uma das contribuições dessa ferramenta é avaliar e mostrar em quais características analisadas nesses abates os reprodutores mais se destacam, ajudando assim, o criador e o produtor de boi gordo a direcionarem o uso dos touros específicos para promoverem o melhoramento da eficiência na produção da carne. Assim, como atingir melhores níveis na qualidade da carne.

 Atualmente, dentre as diversas ferramentas de melhoramento para características produtivas, as de carcaça vêm se destacando por serem medidas diretas e objetivas da produtividade e eficiência das diversas genéticas da raça Nelore. Os resultados práticos nas fazendas que se utilizam dessas ferramentas têm mostrado um impacto extremamente positivo nos índices produtivos e na lucratividade dos produtores de gado de corte, puro e comercial. Aliado à outros quesitos de seleção, a ultrassonografia e os abates técnicos podem, sem dúvida, promover melhorias na média nacional das raças zebuínas, especialmente da mais numerosa delas: a Raça Nelore.  

Rolar para cima