Expoinel Nacional premia os melhores do Nelore e Nelore Mocho

Expoinel Nacional foi realizada pela primeira vez em Vila Velha no estado do Espírito Santo na Fazenda Paraíso

Considerada a segunda exposição mais importante no calendário das raças Nelore e Nelore Mocho do País, a Expoinel Nacional completou sua 49º edição e reuniu entre os dias 14 a 20 de setembro 274 animais na Fazenda Paraíso, em Vila Velha (ES). Sendo realizada pela primeira vez em terras capixabas, o evento também marcou o encerramento do Ranking Nacional promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Os principais criatórios do País marcaram presença na edição histórica que aconteceu este ano Espirito Santo após uma sugestão do diretor de pecuária da Nelore Heringer, que também integra a diretoria da ACNB Victor Miranda, devido às regras contidas no decreto municipal de Uberaba (MG).

A sugestão foi levada à diretoria geral para votação que por unanimidade deram parecer positivo que ela acontecesse em Vila Velha na Fazenda Paraíso e a Expoinel Nacional pode ser realizada em parceria com a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) organizadora da Exponel Capixaba, dando um sopro de esperança aos criadores que esperavam ansiosamente a finalização do Ranking Nacional. O evento teve o apoio da Fertilizante Heringer, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Vila Velha e do Grupo Matsuda.

“O público, desta vez, não esteve presente, mas, pode acompanhar virtualmente, em tempo real, no conforto e segurança das suas residências pelo Canal do Criador/Lance Rural e pelo Canal da ACNB no youtube. O evento foi muito bem organizado e seguiu todas as recomendações sanitárias exigidas. Estamos felizes com o resultado. Afinal de contas, o agro não pode parar e a pecuária também não”, declarou o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

Victor Miranda, da Nelore Heringer, também falou sobre o sucesso do evento e da realização da Exponel Capixaba.  “Já é tradição realizarmos anualmente a Exponel regional, a única dentro de uma propriedade privada. Foi uma grande alegria e, também uma grande responsabilidade, assumir esse compromisso. Foi muito gratificante contribuir com a raça e com a realização da Expoinel Nacional aqui no Espirito Santo, na ‘nossa casa’” declarou Victor Miranda que destacou também a satisfação em sediar uma exposição tão importante e em poder receber os principais criatórios do País na disputa pelo Ranking Nacional na casa do Nelore Heringer. “Sempre que precisar estaremos a disposição para recebê-los novamente”, afirmou.

Para o governador do Espirito Santo, Renato Casagrande. “Foi um orgulho receber esse evento tão importante para o estado. Sabemos da importância de uma feira como essa para o melhoramento genético da raça, além de promover geração de emprego e renda que é um dos principais papeis do agronegócio”, ressalta.

A exposição agradou a todos. O tratador da Fazenda Angico, conhecido por todos como Dante, fez questão de falar sobre a estrutura do evento. “Já viajei para várias exposições e essa é a primeira vez que fomos numa assim, realizada dentro de uma fazenda. Os lavadores estavam de fácil acesso, o alojamento e a alimentação, para nós tratadores, foi uma das melhores que já recebemos. Os animais foram muito bem preparados, estamos muito satisfeitos com os resultados”, reforça.

Papel de destaque

Final de exposição é sempre marcado de muita emoção, ainda mais se tratando da Expoinel e do encerramento do Ranking Nacional 2020.

O título de Grande Campeã ficou com RIMA FIV PRAIRIE do Expositor Rima Agropecuária. Sua reservada foi a VIATINA-19 FIV MARA MOVEIS do Expositor Irmãos Bonfiglioli. Entre os machos, o titulo de Grande Campeão ficou com ROQUE FIV GIBER do expositor Eduardo R. Lucente e Outro Cond. Já a CRL agropecuária levou para casa o título de Reservado de grande com ASTTUTO FIV BRUN.

No Ranking Nacional quem ficou com o titulo de Melhor Criador foi a RIMA AGROPECUÁRIA com 672 pontos e índice de 1.760,64. E, como Melhor Expositor, a CRL AGROPECUÁRIA LTDA, com 641 pontos e índice de 1.679,42. Na classificação “Supremo novamente”, a CRL AGROPECUARIA LTDA levou a melhor com 1.295 pontos e índice de 3.392.90.

Para o criador Vinicius Lucente, a “Expoinel Nacional foi maravilhosa. Estamos muito satisfeitos e pretendemos voltar ano que vem”, declarou.

Resultados Nelore Mocho.

O selecionador Udelson Nunes Franco, da Fazenda Angico, levou para casa todas as principais premiações: Melhor Criador com 814 pontos com índice de 976,80 e Melhor Expositor com 814 pontos e índice de  976,80. Nos Grandes Campeonatos, a Grande Campeã foi bela matriz IPANEMA FIV ANGICO e a reservada LINDA FIV ANGICO. Entre os machos o Grande Campeão foi o JONG FIV ANGICO e seu reservado LEON FIV ANGICO.

Rolar para cima