Nelore CADAN: uma genética nova para uma pecuária eficiente

Com menos de três anos de seleção, o criatório se prepara para, em breve, ofertar animais de sua marca ao mercado.

liar as mais modernas ferramentas de seleção às demandas atuais do mercado pecuário. É com esse foco que o criatório Nelore CADAN tem trabalhado para produzir animais cada vez mais eficientes em sistemas de produção a pasto, que é a realidade da maioria das propriedades brasileiras. “Escolhi o Nelore por conta da sua versatilidade, pois, de todas as raças que meu pai havia criado anteriormente, foi a que teve melhor desempenho e rentabilidade. Sua rusticidade e habilidade materna também me impressionaram”, conta o criador e médico oftalmologista José Dante Baboni Júnior.

O Nelore CADAN conta com duas propriedades em Minas Gerais. A sede fica na fazenda Olhos D’Água, localizada no município de Sacramento, às margens do Rio Araguari e a apenas 85 km de Uberaba. Ela está em uma localidade de altitude que beneficia o bem-estar dos animais e coloca a toda prova a rusticidade da raça Nelore. Com clima temperado e úmido, a região tem uma pluviosidade média de 1000 mm por ano e um solo fértil, permitindo o desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias com sucesso. “A seleção em uma condição climática como essa só favorece os investidores da genética CADAN, pois são animais totalmente adaptados a qualquer região e criados a pasto”, assegura o criador.

Na sede do Nelore CADAN, estão concentrados os tourinhos e as matrizes. Já o gado de pista fica na unidade de Uberaba, a capital do Zebu. “Recentemente, com a inauguração das novas baias da Olhos D’ Água, deixaremos os animais até a desmama em Sacramento, onde passarão por uma seleção mais criteriosa antes de serem transferidos para Uberaba”, informa Dante.

Como conhecedor da ciência e defensor do melhoramento genético, ele focou a seleção do Nelore CADAN em critérios de maior impacto econômico, mas também que garantem a preservação do padrão racial. “Buscamos animais com biótipos adequados ao nosso sistema de produção, e, para isso, selecionamos com base em princípios e em resultados das avaliações genéticas. Sabendo da importância de trabalhar com boas linhagens em um projeto como esse, fomos buscar descendentes das melhores famílias da raça. Temos em nosso plantel filhas diretas da Maréa IV, da Elegance II, da Parla FIV AJJ, da Flagra, da Beluga, da Hamina, dentre outros destaques”, diz o zootecnista e jurado oficial ABCZ, Cristiano Hueb, responsável e desenvolvedor do projeto pecuário do Nelore CADAN.

O rebanho CADAN já conta com mais de 200 animais em menos de três anos de existência. Com forte pressão de seleção, os acasalamentos dirigidos levam em conta características como peso a desmama, habilidade maternal, padrão racial, dentre outras, visando à produção de touros, de animais de pista e a comercialização de prenhezes.  O plantel é avaliado pelo PMGZ, programa de melhoramento genético da ABCZ. “Fomos muito bem recebidos na ABCZ na época, pelo então presidente Arnaldinho, que nos acolheu muito bem, apresentando toda a estrutura da entidade. Ele deu uma aula sobre a raça e foi fundamental para minhas escolhas atuais. Foram dois dias de muito aprendizado”, lembra o criador Dante.

O criatório tem parceria com tradicionais selecionadores da raça, como José Olavo Borges Mendes, da VRJO e juntos formam o condomínio do Thor VRJO, animal jovem que vem apresentando uma produção de sêmen e filhos acima da média, já provando seu potencial no campo. “É um orgulho fazer parte deste condomínio. Thor VRJO é um touro ideal para quem busca animais modernos, de avaliação consistente e biótipo desejável”, assegura Hueb. Atualmente, o reprodutor é contratado pela Alta Genetics.

Dr. Dante Baboni Júnior e seu pai Dr. Dante.

 

UMA HISTÓRIA ESCRITA EM FAMÍLIA

 

A história da família Baboni na pecuária começou em 1998, com o pai de Dante, o também doutor José Dante Baboni, que na época optou por um rebanho leiteiro.  Posteriormente, introduziu outras raças, mas já com foco na pecuária de corte. A pecuária de elite foi introduzida por Dante Júnior, que sempre acompanhou os leilões dos criatórios da Samello (do amigo Waguinho, de Franca/SP, onde mora atualmente) e Nelore CTJ (Cláudia Junqueira), que fica em sua cidade natal Guará/SP.

O primeiro investimento em um animal PO ocorreu no Leilão Canaã, em 2018, com a aquisição de Galáctica FIV AL Canaã. A partir dali, com a orientação técnica de Cristiano Hueb, o projeto do Nelore CADAN ganhou força, sempre como grande entusiasta e fomentador dos padrões da raça, buscando o aprimoramento genético para a seleção dos animais. “Passamos a enxergar a fazenda com outros olhos, tornando-se um negócio para a família. A princípio, buscamos a genética das melhores doadoras do Brasil, em leilões ou nas inúmeras visitas que fizeram em fazendas referências na seleção da raça na atualidade. Adquirimos, assim, os animais que compõem o plantel Nelore CADAN, sempre com foco em modernidade e beleza racial. Acreditamos muito no trabalho desenvolvido pelo Cristiano e estamos satisfeitos com os resultados obtidos até o momento”, destaca Dante.

Segundo ele, apesar de ser um criatório jovem, o Nelore CADAN já evoluiu bastante. O projeto inicial era atingir o patamar atual em cinco anos, mas foi possível alcançar em menos de três. “E muitas conquistas ainda virão. Agora é continuar aprimorando a nossa genética, pois não podemos estagnar. O objetivo é melhorar sempre”, declara o pecuarista.

Para o futuro, o objetivo é fazer um leilão anual de touros. “Já temos condições de fazer um remate próprio, mas preferimos esperar porque desejamos selecionar com bastante critério. Estamos bem focados em nossas reservas. Mas, nem sempre é possível esperar e, atendendo ao convite dos promotores do tradicional ELO DE RAÇA, estamos disponibilizando ao mercado, 50% das cotas da Charlote CADAN, uma novilha fantástica que representa bem o nosso trabalho. Filha de uma das nossas principais matrizes: Brilhante FIV Tmata (Jeru FIV do Brum x Rani FIV Java), ela é neta da Membeca no Landau da Di Genio de 21/08/2019, certamente um dos grandes destaques deste grandioso evento da raça”, anuncia Cristiano Hueb.

Thor VR JO

 

CONSTRUINDO O FUTURO

 

Assim como o amor pela medicina passou de geração em geração, Dante Baboni Júnior também espera que ocorra o mesmo com a pecuária. Sua mãe, doutora Zilda, também é oftalmologista, o pai é clínico geral e sua irmã Renata é fisioterapeuta/jornalista.
Os pacientes dos seus pais sempre buscam se tratar com o Dante Júnior e, assim, ele espera que seja também com a próxima geração. “Aliando a medicina com a pecuária, foi uma forma que minha família encontrou de desenvolver uma atividade prazerosa e ter um ótimo investimento”, espera o criador.
Desde criança, Dante, sempre que possível, passava momentos de lazer no campo, uma tradição que ele faz até hoje com seus filhos. “Como um apaixonado pelo Nelore, espero que esse sentimento que meu pai também carrega perdure com meus filhos Heitor José e Maria Helena”, diz Dante, que divide essa paixão também com a esposa e incentivadora Carolina.

Dr. Dante com a esposa Carol e os filhos Maria Helena e Heitor José

Rolar para cima