Muita qualidade na pista da ExpoBrahman 2020

Muita qualidade na pista da ExpoBrahman 2020

O evento reuniu pecuaristas de várias regiões do país, marcando a retomada dos eventos da raça este ano

 cidade paulista de Araçatuba sediou pela primeira vez uma edição da Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman). Ocorrido de 28 a 31 de outubro, o evento contou com a participação de expositores de vários estados, dentre eles Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. No total, 152 animais competiram.

As disputas foram abertas no dia 29 de outubro com o julgamento do Brahman a Campo, modalidade que avalia os melhores animais com foco na pecuária extensiva de corte. Participaram 57 exemplares. A Grande Campeã foi Miss Terra Verde 7/60, de propriedade de Clodoaldo Sérgio Bendilatti, da Fazenda Terra Verde, em Marília/SP. A Reservada Campeã foi MISS Vitória 5488, do expositor Alexandre C. Ferreira/Outros-Cond., Fazenda Brahman Vitória, em Araçatuba.

Já o Grande Campeão foi Mister Vitória 5494, também de propriedade do Brahman Vitória. Pela sexta vez, ele levou para casa o troféu de Melhor Expositor e Melhor Criador do Brahman a Campo “Foi uma retomada às exposições da raça muito importante para todos os criadores, que compareceram em peso à ExpoBrahman. Agora, já estamos planejando a participação na ExpoZebu 2021, em maio”, diz Alexandre C. Ferreira. O Reservado Grande Campeão foi Mister Nova Pousada POI 5661, de propriedade de Wilson Lemos de Moraes Júnior, Fazenda Nova Pousada, em Aparecida Rio Doce/GO.

No tradicional julgamento de pista, participaram 95 animais. Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, em Fama/MG, ficou com os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor. É de seu criatório a Grande Campeã CABR Rainha 2821. “É muito bom voltar às pistas e, especialmente, participar de um julgamento de alta qualidade proporcionado pelos criadores participantes da ExpoBrahman. É um exemplo da força do Brahman brasileiro, que não deve nada a ninguém. Inclusive a Casa Branca e vários criadores já exportam essa genética vitoriosa”, declara Paulo de Castro Marques. A Reservada Grande Campeã foi CABR RIVA 2731, também do criatório Casa Branca.

O Grande Campeão de pista foi MR Hanover ASSU 922, do expositor Edgar Silva Ramos, Fazenda Recreio, em Rio das Flores/RJ. O Reservado Grande Campeão foi MISTER W2R POI 1271, do expositor Wilson Roberto Rodrigues, Agropecuária W2R, em Pardinho/SP.

Quem comandou a escolha dos campeões foi o jurado Gilmar Siqueira de Miranda. O evento contou com o apoio institucional da ABCZ. “Fiquei impressionado pela qualidade dos animais em pista, em especial pelo trabalho que os criadores brasileiros estão realizando em seus rebanhos, em termos de qualidade de carcaça, aprumos e umbigo. Gado de excelente nível na pista. Quero parabenizar o presidente Paulo Scatolin e toda equipe da ACBB pela bela e muito bem organizada ExpoBrahman 2020”, diz o diretor da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, que representou a entidade no evento.

Os julgamentos tiveram transmissão ao vivo pela ZRTV, Remate Web e Lance Rural e canal da ACBB no Youtube. O resultado completo da ExpoBrahman está disponível no site da associação (www.brahman.com.br).

Para o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Paulo Scatolin, o evento superou as expectativas. “Foi um grande sucesso. Todos os criadores e expositores se uniram para superar as dificuldades da pandemia, assim como os diretores da ACBB e colaboradores, e conseguiram fazer um evento de extrema importância para a raça. Isso só confirma que juntos somos mais fortes”, assegura Scatolin, que foi reeleito e permanecerá à frente da entidade até 2022. Também foram eleitos para o Conselho Administrativo da ACBB os criadores Paulo de Castro Marques; Wilson Roberto Rodrigues; Edgar da Silva Ramos; Charles Wanderley Maia; Carlos Jardim Borges; Clodoaldo Sergio Bendilatti e Ericka Lauermann.

Rolar para cima