Nelore Mocho eficiente nas pistas e em provas

Expressão da raça Nelore Mocho desenvolvido pela criadora que é líder no Ranking Nelore Mocho pela Associação dos Criadores de Nelore Mocho do Brasil

Expressão máxima da raça Nelore Mocho desenvolvido pela criadora Dalila Botelho de Moraes Toledo, líder no Ranking Nelore Mocho pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), esteve, mais uma vez, entre os destaques da ExpoGenética 2020. Ela que já fez a Bi Grande Campeã Melhor Matriz do Concurso Cláudio Sabino nas edições anteriores, nesse ano, repetiu a dose, dessa vez pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) e classificou mais um jovem touro sendo na prova realizada durante a exposição. 

 

O touro ANHEMBI DA CAR que é REM USP na Tida DA CAR (Napoleão da SM) foi o único da raça Nelore Mocho classificado nessa edição. E, também o mais valorizado durante o leilão PNAT, que ofertou alguns dos melhores exemplares classificados pelo programa.

“Estou neste momento mais do que nunca direto na fazenda em Santa Maria da Serra, no interior de São Paulo e estou tendo a oportunidade de acompanhar de perto todo o trabalho feito aqui na DA CAR. O mês de agosto foi um mês importante para todos nós daqui da fazenda. Nossos jovens animais foram muito bem nas provas em que participaram”, comemorou dona Dalila.

Ela ressalta ainda que a primeira prova foi realizada no início de agosto no Instituto de Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) em Sertãozinho na 1º Prova de Eficiência e performance “Boi com Bula – IZ” onde foram classificados três animais.

“Estes resultados me deixam muito feliz. Investimos muito em qualidade genética e utilizamos as principais ferramentas do mercado que prova que estamos no caminho certo. Nada disso seria possível sem a minha equipe, todos juntos, por um só propósito, que é ajudar no melhoramento genético da raça Nelore Mocho”, destaca.

Reconhecimento – Segundo o gerente de melhoramento genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida, a criadora é uma parceira do melhoramento genético e consequentemente da pecuária seletiva. “Ela participa de todas as provas, das pistas, exposições e que ela tem um trabalho voltado ao melhoramento genético em prol de uma seleção eficiente. Quanto ao resultado do Anhembi no PNAT, ele teve um índice do Consumo Alimentar Residual (CAR) muito bom e que foi positivo na característica de ultrassonografia de carcaça. Teve uma classificação de 32 pontos que é excelente para o EPMURAS, isso é o resultado da busca da seleção DA CAR que visa animais eficientes e produtivos e, que vem contribuindo muito para a seleção da raça nelore mocho”, comentou.

Depoimento – “A melhor opção que eu vi no leilão do PNAT e que me agradou muito foi o Anhembi DA CAR que é agora uma parceria minha com a dona Dalila da Nelore Da Car. Fico muito feliz com essa parceria e por essa genética estar disponível no mercado. Ele  era o melhor animal mocho da prova sendo, com certeza, uma ótima aquisição. Será muito relevante essa genética para o meu gado e para outros criadores que fazem parte do PNAT. O Anhembi tem uma ótima avaliação genética, DECA 1, iABCZ 15,67. Além da questão da carcaça AOL, a segunda melhor classificação da picanha de todos os touros participantes. Uma ótima aquisição para o meu plantel. Trabalho com gado comercial na recria e a engorda final que hoje é feita a pasto com suplementação. Seu pedigree também agradou muito por ser filho do REM USP em vaca Napoleão da SM apresentando boa habilidade maternal. Acredito que esse animal vai trazer um choque de sangue nas minhas matrizes mochas, principalmente nas novas gerações que estão nascendo na fazenda.  O Anhembi com certeza trará bons resultados e lucro a minha propriedade”.

Paulo Ribeiro de Mendonça Filho da Nelore Bonança de Paracatu/MG.

 

Rolar para cima